5.4 Tipos de Rochas e Minerais

  

    Rochas Magmáticas -  (ou Ígneas ou Vulcânicas) São formadas pelo magma lançado pelos vulcões, quando o magma se solidifica ocorrendo o resfriamento no interior da Terra, sofrendo forte pressão, transformando-se em rocha, e chamado de intrusiva. Ex.: Granito. E quando o magma é lançado para fora  em forma de lava, se solidificando com o tempo, e chamado de extrusiva. Ex. Pedra-pomes e basalto. 

      O granito e formado por três minerais: Mica(preto), feldspato(cinza) e quartzo(brilhante).

      Rochas Sedimentares -  São rochas que se apresentam em forma de sedimentos ou camadas. As características: menos duras que as magmáticas e podem conter restos de animais, (fosseis). Ex.: Areia, arenito, gesso, argila, calcáreo.

      Rochas Metamórficas -  São as que resultam da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares. Ex.: Ardósia(usada em pisos), Gnaise(do granito) Mármore(calcáreo)

      O nosso país é muito grande e possui um subsolo muito rico. A penas uma parte delas já foi localizada, com exemplo temos:

      Carvão-de-pedra - Originou-se dos depósitos de resíduos vegetais de grandes florestas que existiam em determinadas regiões da Terra. Utilizado em industrias, e na produção de energia, encontrado em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

      Petróleo - É um líquido escuro e grosso encontrado entre rochas sedimentares. Extrai gasolina, óleo diesel, óleo lubrificante, parafina, nafta, betume, querosene, gás de fogão, etc. Encontrado na Bahia, Sergipe, Amazonas, Espírito Santo, Pará, Maranhão, Acre, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

      Manganês - É utilizado, como mistura, na fabricação do aço. Bahia, Minas Gerais, Amapá e Mato Grosso

      Cobre: É empregado  sobretudo na fabricação de fios elétricos e pode ser encontrado na Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

      Chumbo: Forma com o Estanho uma liga. É utilizado como solda e também como protetor de salas de raio X. Encontra-se em Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e em São Paulo.

      Ouro: É um dos metais mais preciosos e utilizado sobretudo na fabricação de jóias. Encontra-se em Minas Gerais(Morro Velho), Bahia, e Pará(Serra Pelada).

      Urânio: É um minério radiativo, isto é liberador de energia. É encontrado nas areias monazíticas do litoral brasileiro e em Poços de Caldas, Minas Gerais e Goiás.

      Estanho:  É produzido com um minério chamado cassiterita, que existe em grande quantidade em Rondônia e Amazonas.

      Níquel: Apresenta diversas utilidades e é encontrado sobretudo em Goiás (Niquelândia) Minas Gerais(Liberdade e Pratápolis).

      Bauxita: Deste minério se extrai o alumínio, metal utilizado para fabricação de chapas e de utensílios domésticos. Encontra-se em Poços de Caldas, Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais e nas proximidades do rio Trombetas, no Pará.   

 

      PEDRAS PRECIOSAS

      As chamadas pedras preciosas, como o diamante, o rubi e a esmeralda, são minerais que têm cor e brilho especiais, sendo valiosos por sua raridade e dureza.

      Quanto mais rara uma pedra preciosa, maior o seu valor comercial.

      Vejamos como são algumas pedras preciosas:

      Diamante: Depois de lapidado (tratamento e polimento da pedra), o diamante fica com um brilho muito bonito. Geralmente é incolor ou tem ligeira coloração azul, amarela, vermelha, rosa ou verde. No Brasil é encontrado em Minas Gerais, onde os garimpeiros o retiram dos cascalhos e da areia dos rios. O diamante é a pedra mais dura que existe na natureza. É capaz de cortar e riscar todas as outras pedras.

       Rubi: Sua coloração pode variar entre o rosa e o vermelho-escuro. É uma pedra muito dura, quase igual ao diamante, embora seja  muito mais rara.

       Safira: É uma pedra de cor azul, que varia do azul-celeste ao azul-escuro.

       Esmeralda: Geralmente é de cor verde. Trata-se de uma variedade de berílio transparente. É encontrado na Bahia, em Goiás e em Minas Gerais.

       Água-marinha: Esta pedra apresenta uma variedade muito grande de tonalidade, entre azul-esverdeado e azul-escuro.

       O Brasil é o maior produtor de águas-marinhas. São encontradas principalmente em Minas Gerais e na Bahia e apanhadas em cascalhos  e leitos de rios.  

       Turmalina: Apresenta grande variedade de cores. Pode ser vermelha, rósea, verde, azul e preta. É encontrada principalmente nos Estados de Minas Gerais e Bahia.  

       Topázio: Apresenta-se sob várias cores: amarelo, rosa, roxo e azul, podendo também ser incolor. É encontrado em Minas Gerais.  

       Ametista: Geralmente tem cor roxa. Quando lapidada fica muito bonita. É encontrada no Rio Grande do Sul, na Bahia e em Minas Gerais.

        Encontramos também  os metais ornamentais, como ouro e prata, que não são usados apenas em jóias e objetos decorativos, mas também em peças na indústria eletrônica, por exemplo. Já os sais de prata são usados em filmes fotográficos.

 

             Turmalina                                    Topázio                                         Ametista                                   Diamante

Exercícios