6.5 Animais

 

  Todos os animais pertencem a este grupo. Os animais são pluricelulares e heterótrofos. Os animais são classificados em dois grandes grupos:

   6.5.1 Invertebrados

   6.5.1.1 Esponjas ou Poríferos                    

   Esponjas ou poríferos: São animais invertebrados pluricelulares, presos as rochas do mar, conchas e a outros corpos sólidos.

   Tem o corpo cheio de  poros por onde sai e entra água, tem a forma de uma bolsa e a cavidade interna chama-se átrio. Na parte de cima há uma abertura, o ósculo, por onde sai a  água misturada com outros detritos.

   6.5.1.2. Celenterados

   Também são chamados de cnidários, formam o grupo da água-viva, caravela, corais e hidra. São aquáticos vivem no principalmente no  mar mas também podem ser encontrados em água doce.

  6.5.1.3. Platelmintos

   São vermes com o corpo em forma de fita. Ex. tênia, fascíola, esquistossomo, tubelário(planária).

   6.5.1.4. Nematelmintos

   São vermes de corpo cilíndrico, em forma de fio. Ex. lombriga, ancilóstomo (amarelão), oxiúros, filarias.

   6.5.1.5. Anelídeos

   O mais conhecido é a minhoca, contudo encontramos também os poliquetas, (vivem no mar) sanguessugas(hirudíneos, parasitam animais vertebrados.).

   6.5.1.6. Moluscos

    São invertebrados de corpo mole, geralmente envolvidos por uma concha. Ex. mariscos, caracol. Possuem três tipos principais de moluscos: Os Pelecípodes – Grupo de ostras e mariscos, são aquáticos, respiram por brânquias, seu pé e musculoso e pontudo e é usado para cavar na areia, alimenta-se de algas e pequenos  animais que vivem suspensos na água. Os Gastrópodes – Grupo de caracóis e outros animais. Os Cefalópodes – Grupos de polvos e lulas, o polvo é chamado também de octópode(poruqe tem oito tentáculos) e a lula também e chamada de decápode(porque tem dez tentáculos).

    6.5.1.7. Artrópodes

    São invertebrados com pés ou patas articulados, dividindo-se em crustáceos, insetos, aracnídeos e quilópodes e diplópodes.

   Crustáceos: Corpo revestido por um esqueleto, como o esqueleto fica do lado de fora, chama-se exoesqueleto, composto de quitina e dividido em duas partes: cefalotórax (a cabeça e o tórax) e abdome. Ex.: Siri, Caranguejo, Cracas, Tatuzinho, Camarão e lagosta.

   Insetos: Também e revestido por um exoesqueleto dividido em cabeça, tórax e abdome. Todos os insetos têm um par de antenas e três pares de patas. A maioria tem asas. Ex. Louva-a-deus, Bicho-pau, Esperança, Gafanhoto, Cupim, Percevejo, Cigarra, Cigarrinha, Pulga, Mosca, Borboleta, Besouro, Traça, Libélula, Abelha, Joaninha.

   Aracnídeos: São representados pelas aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos, seu corpo apresenta duas regiões principais, o cefalotórax(cabeça e tórax) e abdome. Eles têm quatro pares de patas e não tem antenas.

   Quilópodes e diplódes: Têm o corpo formado por grande número de segmentos, nos quais se localizam muitas patas. Ex. centopéia, piolho-de-cobra., lacraia.  

    6.5.1.8.Equinodermos

    Em geral tem o corpo coberto de espinhos. Os mais conhecidos são o ouriço-do-mar e a estrela-do-mar. Os Equinodermos dividem-se e cinco tipos:

    Asteróides: São as estrelas-do-mar, são animais carnívoros. Seu corpo é formado por cinco raios móveis, em sua face inferior encontram-se numerosos pés, sua boca situa-se no centro do corpo na face inferior, alimenta-se de corais, moluscos, crustáceos e até peixes.

    Equinóides: São os ouriços-do-mar e a bolachas-da-praia.

    Ofluróides: São parecidos com a estrela-do-mar, mas seus braços são mais finos e mais longos, Ex.: serpentes-do-mar.

    Crinóides: São os lírios-do-mar. Seu corpo parece uma planta, daí o nome.

    Holoturóides: São as holotúrias ou pepinos-do-mar.

 

    6.5.2.Vertebrados 

    São animais com coluna vertebral ou espinha. Ex. Peixes, anfíbios, répteis, aves e os mamíferos.  

    6.5.2.1.Peixes

    Possuem características internas como externas, externamente, quase todos os peixes  tem o corpo coberto por escamas e  nadadeiras. São animais pecilotérmicos(sua temperatura varia de acordo com o ambiente).  Internamente, respiram por brânquias(guelras), tem coração com duas cavidades uma aurícula ou átrio e um ventrículo. E bexiga natatória.

    Existem dois tipos de peixes, os ósseos e os cartilaginosos:

    Os Ósseos tem esqueleto composto de ossos. É o caso da maioria dos peixes, como sardinha, vermelho, robalo, piranha e a  garoupa.

    Os peixes cartilaginosos tem esqueleto formado por cartilagens, em vez de ossos. A arraia e o tubarão.

    A reprodução dos peixes na sua maioria é ovíparos, apresentam fecundação externa, outro tipo e do tipo vivíparos como arraia, tubarão,  onde o embrião se desenvolve dentro do útero, e recebe alimento diretamente do sangue da mãe através de um órgão chamado placenta, e também a reprodução ovovivípara, onde  o embrião também se alimenta do sangue da mãe contudo já nasce formado

    

 6.5.2.2.Anfíbios

     São animais vertebrados que sofrem metamorfose, isto é, passam por modificações importantes durante seu ciclo vital. Os anfíbios apresentam as seguintes características:

     Tem pele nua e úmida;

     Tem dois pares de patas, sendo as de trás maiores que as da frente;

     São ovíparos;

     Sofrem metamorfose.

     Metamorfose: são modificações que um animal sofre durante seu ciclo vital, passando por uma fase intermediária chamada larvar. Os anfíbios são pecilotérmicos e respiram por brânquias quando em estrado de larva e adulto respiram pela pele e pêlos pulmões.

     Anuros: não tem cauda, e seu corpo divide-se em cabeça, tronco e membros. Ex. Sapos, rás e pererecas.

     Urodelos: vivem na terra, procurando a água na época de reprodução. Ex. Salamandras e tritões.

     Ápodes: não tem patas e seu corpo é comprido e cilíndrico. Ex. cobra-cega.

    

     6.5.2.3.Répteis 

    Os répteis são animais vertebrados e alguns são ovíparos e algumas cobras são ovovivíparas, eles tem as  seguintes características:

    Tem o corpo coberto de escamas, placas ou carapaças;

    Tem cauda;

    Respiram por pulmões;

    São pecilotérmicos, isto e, a temperatura de seu corpo varia conforme a temperatura ambiente;

    Tem o coração dividido em três cavidades, duas aurículas ou átrios e um ventrículo.

    Os répteis podem ser quelônios, crocodilianos e escamados:

    Os quelônios são as tartarugas e os cágados.

    Os crocodilianos são os jacarés e os crocodilos.

    Os escamados são os lagartos e as cobras, que podem ser lacertílios, répteis de corpo alongado, com cabeça curta separada do resto do corpo por um pescoço pequeno. Ex.: Lagartixas, camaleões, calangos e teiús. E os ofídios, são as cobras, não possuem patas, são ápodes e algumas possuem veneno

 

      6.5.2.4.Aves

     São animais vertebrados, homotérmicos, respiram por pulmões, tem dois pares de membros, possuem coração com quatro cavidades e aparelho digestivo completo, são ovíparos e vivem em ninhos, possuem as seguintes características:

     Tem bico;

     Tem o corpo coberto de penas.

     6.5.2.5. Mamíferos 

     São animais vertebrados com as seguintes características: 

     .Possuem mamas e suas fêmeas tem glândulas que produzem leite para alimentação dos filhotes;

   . Tem o corpo coberto por pêlos. Lã cabelo, crina, cerdas e outros;

    .São vivíparos, isto é, os filhotes nascem do corpo de suas mães já com a forma definitiva;

    .Tem dois pares de membros;

    . São  homotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo é constante.

    . Tem aparelhos digestivo completo: boca, faringe, esôfago, estômago e intestinos. Nos mamíferos ruminantes, como o boi a girafa e a cabra, o estômago é composto, sendo formado de pança, barrete, folhoso e coagulados.

    .  Tem respiração pulmonar;

    .  Apresentam coração com quatro cavidades;

    Podem existir  três grupos de mamíferos:

    Os prototérios, possuem glândulas mamarias, contudo são ovíparos, Ex. a equidina e o ornitorrinco.

    Os metatérios encontramos a ordem dos marsupiais, os cangurus, coalas, gambás e as cuícas.

    Os eutérios que abrange todos os mamíferos, que veremos como segue:

    1.       Xenartros: Tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim, tatu-bola, tatu-canastra, preguiça, sem dentes ou com dentes pouco desenvolvidos:

    2.       Insetívoros: Toupeira e musaranho. São pequenos e possuem focinho longo. Comem insetos;

    3.       Roedores: rato, camundongo, capivara, cutia, esquilo, paca, preá, marmota. São herbívoros;

    4.       Lagomorfos: coelhos e lebres. São herbívoros;

    5.       Carnívoros: Tigre, cachorro, gato, onça, lobo, raposa, urso, lontra, foca, leão-marinho, leopardo, hiena, quati, guaxinim, jaguatirica;

    6.       Quirópteros: morcegos;

    7.       Proboscídeos: elefantes, são herbívoros;

    8.       Artiodáctilos: boi, carneiro, porco, girafa, cabra, camelo, veado-mateiro, hipopótamo, lhama, antílope, porco-do-mato, são herbívoros( número par de dedos (dois ou quatro) e cascos;

    9.       Perissodáctilos: cavalo, zebra, anta, rinoceronte. São herbívoros número impar de dedos (um ou três) tem cascos.

   10.   Cetáceos: baleia, golfinho, são carnívoros.

   11.   Sirênios: peixe-boi.

    Primata: társio, lóris, macacos e seres humanos, possuem cinco dedos com unhas, cérebro é bem desenvolvido em relação ao tamanho do corpo.

  

Exercícios