Conclusão

A responsabilidade pela gravidez é do homem e da mulher. Portanto o método anticoncepcional é para ser discutido pelo casal.
Mentir sobre o uso do anticoncepcional tem geralmente conseqüências péssimas! Tanto para o rapaz que diz que vai usar camisinha e na hora não coloca, como para a moça que diz estar tomando pílula e não está. Um casamento ou um relacionamento amoroso que começam assim têm poucas chances de dar certo.
Caso você tenha tido relações sexuais sem ter providenciado anticoncepcional, ou a camisinha tenha furado na relação e você ache que pode estar grávida ou ter engravidado alguém, converse com seus pais ou um adulto responsável. Por maior que seja seu receio dessa conversa,é melhor tê-la o quanto antes.
Não queira "se livrar" da gravidez sozinha ou com uma pessoa que não seja um médico. As conseqüências podem ser muito sérias para sua saúde física e psíquica.
Não existe apenas um método que seja o melhor ou o ideal para todas as mulheres. O melhor é aquele em que confiamos e nos sentimos confortáveis em utilizá-lo, desde que não haja contra-indicação. Quer um exemplo? Se a garota for super-desligada, é bem possível que acabe se esquecendo um dia ou outro de tomar a pílula. Então seria melhor ela escolher outro método, que não dependesse tanto da memória.
Sempre procure um médico, ele será seu melhor amigo e ajudará nas suas dúvidas, não esqueça!